MECÂNICA QUÂNTICA


A energia média do gás ideal é dada através da relação:

sendo T a temperatura do gás. Qual o valor da razão entre a energia de média de um gás de elétrons e energia média de um gás ideal a temperatura ambiente (27 ºC). Para calcular a energia média de uma gás de elétrons considere a energia de Fermi (EF) igual a 7,03 eV e a relação para energia média do gás de elétrons dada por:

 


108,62


0,001


11,1


9∙10-3


0,111

Um determinado metal teve seu espaçamento atômico mínimo estimado por meio de um experimento de difração de raios X. Este experimento produziu um pico de Bragg de primeira ordem (n = 1) para o ângulo θ = 29º e utilizando radiação com comprimento de onda igual 1,2Å (angstrons). Qual é o espaçamento mínimo, em angstroms, entre os planos de difração formados pelos átomos deste metal?

Dado: sen 29° = 0,48.

 


0,29


0,58


2,50


1,25


5,00

O fator de empacotamento atômico representa a razão entre o volume de átomos em uma célula unitária e o volume total da célula unitária. Comparando os fatores das estruturas CFC (cubica de face centrada), CCC (cúbica de corpo centrado) e HC (hexagonal compacta), podemos afirma que:

 


Hexagonal compacta (HC), que está presente em metais como o cádmio, magnésio, titânio e zinco, é maior do que o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina cúbica de face centrada (CFC).


Cúbica de face centrada (CFC), que está presente em metais como o cobre, o alumínio, a prata e o ouro, é maior do que o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina hexagonal compacta (HC).


Cúbica de corpo centrado (CCC), que está presente em metais como o cromo, o ferro e o tungstênio, é maior do que o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina cúbica de face centrada (CFC).


Cúbica de corpo centrado (CCC), que está presente em metais como o cromo, o ferro e o tungstênio, é maior do que o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina hexagonal compacta (HC).


Cúbica de face centrada (CFC), que está presente em metais como o cobre, o alumínio, a prata e o ouro, é maior do que o fator de empacotamento atômico para a estrutura cristalina cúbica de corpo centrado (CCC).

Dada à função de onda:

 

 

Através da relação,

 

 

Qual é o valor da constante de normalização A?

Se necessário faça:

 

 






Desconsiderando o spin do elétron, para n = 3 há no total quantos estados para ml?

 


5


7


3


9


1

Páginas: 123